A ESCOLA ESTADUAL MENINOS DO FUTURO ATENDE:CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ ENSINO FUNDAMENTAL DE 1ª A 9ª ANO, ENSINO MÉDIO REGULAR E EJA. O QUE É CENTRO SOCIOEDUCATIVO? SÃO ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA. LAR DOCE LAR – ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. SÃO JUDAS TADEU – CRIANÇAS E ADOLECENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO. PROJETO NOSSA CASA – CRIANÇAS E ADOLESCENTES VITIMIZADOS.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Adolescentes participam da 5° Semana de Ressocialização
ESCOLA MENINOS DO FUTURO PARTICIPA DA V SEMANA DE RESSOCIALIZAÇÃO REALIZADO NO FORUM CIVIL DE CUIABÁ
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA SUA OFICINA DE PERCUSSÃO ESTEVE PRESENTE NESTE EVENTO
O GRUPO NOVA GERAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO REALIZOU MAIS UMA APRESENTAÇÃO...MOSTRANDO DISCIPLINA E SOCIALIZAÇÃO ENTRE O GRUPO
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Práticas desportivas marcam dia do Estudante na Escola Meninos do Futuro
O Dia do Estudante, celebrado hoje (11.08), foi marcado por uma série de atividades culturais e de práticas desportivas pelos alunos da Escola Estadual Meninos do Futuro, em Cuiabá, por meio de uma grande gincana. A unidade atende aos jovens que se encontram em liberdade privada no Centro Socioeducativo de Cuiabá.
A proposta pedagógica teve participação voluntária dos alunos. “Gosto de participar, de mostrar meu trabalho. Tudo o que aprendi”, conta o aluno M., de 17 anos. Participando das oficinas do Programa Mais Educação desde o ano passado, ele desenvolveu habilidades musicais e passou a integrar a banda de percussão do projeto. “Sei que tenho de estudar. E gosto muito de matemática. Quando sair daqui quero trabalhar com marcenaria”, contou M.
“Atividades como essa incentivam a socialização e estimulam para aceitação do que é diferente. A Seduc trabalha dentro da proposta de humanização, de proporcionar uma educação diferenciada, que contemple as necessidades do público, e de forma integral”, explica Franscismeire Pedrosa, membro do grupo de educação no sistema socioeducativo. Ela ainda ratifica que o trabalho desenvolvido visa o fortalecimento das ações pedagógicas.O diretor geral do Centro Socioeducativo, Raymundo Vasconcellos Dias, observa que atividades recreativas, de práticas desportivas são ações educacionais que efetivam o processo de integração entre os estudantes e todo os funcionários da unidade. “A educação é a mola mestra de toda uma sociedade. O trabalho vai refletir no futuro. É uma ação que dá vez e voz a eles”. Atualmente o Centro possui 126 educandos homens (já cumprindo medidas educativas), outros 36 aguardando avaliação. E ainda, outras noves estudantes na internação feminina.
Para incentivar o desenvolvimento estudantil, ainda no mês de agosto, explica a diretora da unidade Silvana Fátima Camilo de Anchieta, está sendo elaborado um grande seminário de leitura. Os trabalhos produzidos pelos estudantes serão socializados . Dentro dessa proposta também serão incentivados a composição de músicas, sobre temas que serão escolhidos pelos próprios participantes.Outra frente de trabalho é a elaboração de um jornal estudantil, Uma oficina do Programa Mais Educação, vai fortalecer o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa, além de propiciar a oportunidade de análise críticas sobre temas vigentes na atualidade. Os estudantes, por meio de uma enquete, também serão responsáveis pela escolha do nome do veículo de comunicação. "Estão engajados nessa atividade" , explica a coordenadora do Mais Educação, Irléya Paula Silva Santos.
Números
A Escola Estadual Meninos do Futuro foi implantada no ano de 1995 e possui 18 professores atuando na unidade do Centro Socioeducativo ofertando a Educação de Jovens e Adultos (EJA). No total, considerando as salas anexas existentes no interior do Estado, o número de profissionais sobe para 32. A Seduc ainda oferta aos estudantes a participação no programa de oferta de educação integral, Mais Educação e oferta seis oficinas distintas como jornal escolar, xadrez tradicional, percussão, artesanato e canto/coral.
fonte: http://www.seduc.mt.gov.br/
Banda de Percussão da Escola Meninos do Futuro realiza apresentação
O trabalho desenvolvido por meio do Programa Mais Educação com os alunos da Escola Estadual Meninos do Futuro, em Cuiabá, será apresentado no final da tarde de hoje (26.08), durante o encerramento V Semana Estadual de Ressocialização do Estado de Mato Grosso. A banda de percussão, composta por dez alunos, irá apresentar um repertório eclético (com músicas gospel, MPB, pagode e sertanejo). A apresentação será realizada às 18h, no Fórum de Cuiabá.
A coordenadora do Mais Educação na unidade escolar, Irléya Paula Silva Santos, avalia que momentos como esse são de extrema importância considerando que amplia a auto-estima dos meninos, além de ser um instrumento de divulgação dos benefícios obtidos com o Programa Mais Educação - que oferta atendimento integral a cerca de 100 adolescentes (entre meninos e meninas) da unidade.
Além das oficinas de percussão, Programa Mais Educação disponibiliza ainda oficinas de canto/coral, artesanato, laboratório de Ciências e a confecção de um jornal. As ações executadas por intermédio do Programa servem ainda para promover a integração. “Existem critérios a serem seguidos, como ter boa disciplina, seguir os horários de ensaios. Na banda nós temos alunos de todas as alas do Centro Socioeducativo”.
Irléya afirma ainda que a oficina de confecção de um jornal figura com um aliado para o processo de ensino aprendizagem. “Em breve lançaremos mais uma edição do jornal que irá abordar temas como saúde e atualidade.
fonte: http://www.seduc.mt.gov.br/
terça-feira, 30 de agosto de 2011
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)